publicidade
11/out
textuais

Tipos Textuais e suas definições

11 / out
Publicado por Giliard em DICAS às 9:03

Fala, feras!

Estão lembrados dos Tipos Textuais estudados desde o comecinho do Ensino Médio? Nós do Intensivão elencamos os principais para darmos aquela revisada juntos. Bora? 

Os Tipos Textuais são as diferentes formas ou estruturas que um texto pode apresentar, a depender do seu objetivo com o leitor. Ou seja, eles correspondem às intenções comunicativas que um texto pode repassar.

Eles se diferenciam por suas características simples, como: linguagem, estrutura, tempos verbais e modos de interação.

Texto Descritivo:  a principal intenção desse tipo de texto é descrever, como o nome já propõe, as principais características de algo ou alguém. Essa descrição pode ser objetiva ou subjetiva e isso vai depender da intenção do autor. Alguns exemplos do texto descritivo são: relatórios, cardápios, etc…

Texto Dissertativo: traz consigo também as características de expositivo e argumentativo. O dissertativo-expositivo tem a finalidade de expor algum assunto ou alguma opinião, já que o texto pode ser opinativo. Já o dissertativo-argumentativo procura persuadir o leitor através dos argumentos repassados.  O editorial de um jornal ou revista, é um dos maiores exemplos desse tipo textual.

Texto Narrativo: é aquele que conta uma história, real ou não, situadas em tempo, espaço, clímax e personagens. O enredo e o narrador são pontos importantíssimos do texto. Vemos muitos exemplos no nosso dia a dia sobre o texto narrativo, como: romances, contos, fábulas, etc…

Texto Injuntivo: são os textos que servem como instrução para o leitor. Esse tipo de texto traz um toque persuasivo, pois, é através do narrador que o leitor ‘obedece’ as ordens. Exemplo: bula de remédio e manual de instruções.

Texto Expositivo: esse tipo de texto é aquele que apresenta informações e dados sobre um determinado assunto e serve como um informativo ao leitor. Ele possui o objetivo de explanar algum tema usando os mais possíveis recursos. Os exemplos desse tipo textual são: palestras, trabalhos acadêmicos, entrevistas, etc…


FECHAR